Opinião

                         Convergência e jornalismo integrado numa perspectiva mercadológica

Integração da notícia no âmbito online

Laurisvânia Marques

A convergência ou o processo multidimensional que facilitado pela implantação generalizada da comunicação afeta o âmbito tecnológico, profissional e editorial dos meios de comunicação, propicia uma integração de espaços, métodos de trabalho e linguagens que se distribuam por meio de múltiplas plataformas mediante a linguagem própria de cada uma delas.

A convergência ou o jornalismo integrado é uma consequência direta da digitalização que caracterizou a produção de informação nas últimas décadas. Esse formato de jornalismo é uma realidade que objetiva a integralização da notícia em âmbito online.

Com esse novo jornalismo surge a necessidade de um profissional capaz de trabalhar para todos os meios, o chamado jornalista polivalente ou “multitarefas”. Para o professor Tenaflae Lordelo o uso das tecnologias diminuiria a carga de trabalho desses profissionais, dando-se assim o processo de convergência. Parece atraente, mas a realidade é bastante diferente.

Esses profissionais com multiplicidade de funções ocupam redações e passam a ser uma espécie de operador técnico que consegue fazer uma entrevista enquanto segura uma câmera, um gravador, um microfone e um bloco de notas. Para o setor mercadológico esse profissional polivalente é o ideal. Mas, até que ponto essa guerra entre mercado e multiplicidades de competências é bom para o jornalismo?

É bem verdade que o jornalismo atual é de fato multimídia e seu desempenho exige dos jornalistas uma maior compreensão de linguagens específicas de todos os meios para acompanhar esse processo de revolução tecnológica e assim poder compreender essa nova forma de fazer jornalismo.

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